A compulsão alimentar é um tema recorrente em atendimentos psicológicos, mas tende a ser pouco esclarecido e muitas vezes relacionado a pessoas obesas – o que nem sempre é o correto. Por isso, vamos desmistificar a compulsão alimentar.
O que é compulsão alimentar?
A compulsão alimentar é considerada um transtorno mental, no qual a pessoa sente necessidade de comer uma grande quantidade de comida mesmo sem estar com fome e mesmo satisfeita, tende a continuar comendo, sem prazer ou vontade.
Sintomas da compulsão alimentar
Episódios em que ultrapassamos nosso limite normal de comer acontecem em alguns momentos, como numa festa de casamento, ou no final de ano… porém quem tem compulsão alimentar acaba passando do seu limite pessoal mais do que é esperado, e alguns destes sintomas podem ser observados:
O que causa compulsão alimentar?
As causas da compulsão alimentar estão associadas a processos internos, que podem variar de acordo com a história pessoal de cada sujeito. As causas mais comuns são:
Como tratar a compulsão alimentar?
Como os demais transtornos psicológicos, a compulsão alimentar deve ser acompanhada por especialistas.
Por isso, o indicado é realizar acompanhamento médico, psicológico e nutricional. Os profissionais irão direcionar a melhor maneira de tratar cada caso individualmente.