fbpx

Concentração e ansiedade: dicas de como melhorar

Quando os pensamentos estão descontrolados, a pessoa não consegue manter o foco em algo específico, muito menos se manter produtivo nisso. Existem também muitos exemplos de pessoas que são prejudicadas no trabalho por conta dessa dificuldade. A falta de produtividade devido problemas com concentração torna ainda mais estressante a vida de uma pessoa com ansiedade.

 

Como melhorar a concentração afetada pela ansiedade:

 

A boa notícia é que existem maneiras de melhorar a concentração e reorientar sua mente. Dependendo da gravidade da sua ansiedade, pode ser um pouco difícil, por isso é fundamental buscar ajuda de um profissional. Mas as seguintes sugestões podem ajudar:

 

Faça pausas: Se você estiver trabalhando em um projeto, faça pausas a cada 45 minutos. Opte por passear ou praticar técnicas de mindfulness para relaxar.

 

Reduza a cafeína: Uma xícara de manhã pode ajudá-lo, no entanto, a ingestão excessiva de cafeína poderá causar diversos malefícios, especialmente na sua concentração.

 

Mude seus pensamentos: Pensamentos como “Não consigo me concentrar” e “Não tenho esperança” só pioram a ansiedade. Portanto, tente pensar diferente, como por exemplo: “Posso me concentrar e é normal precisar de uma pausa”.

 

Sintonize seus sentidos: Descanse seu cérebro fechando os olhos. É importante dedicar alguns minutos do seu dia para entrar em contato com o que você ouve, vê (internamente), cheira e sente.

 

🗣️Psicóloga Alessandra Dinelli – CRP 20/08653

📲(92) 98154-5258 (WhatsApp)

💻 Atendimento online:

https://centralpsicologia.com.br/psicologos/alessandra-dinelli

 

53
Foto

Olá, sou Alessandra Dinelli, sou psicóloga atuante na área clínica através da abordagem comportamental-cognitiva. Tenho ampla experiência com demandas de ansiedade, depressão, sexualidade, compulsões, dependência química, relacionamentos e conflitos internos. Acredito que o acolhimento e escuta sem pré-conceitos e julgamentos podem gerar grandes mudanças e ganhos positivos para o outro. Além da Psicologia, também sou apaixonada por música e pela escrita. Divido meu tempo entre livros, filmes, escrever crônicas, tocar violão e acredito que o uso da escrita é uma ótima forma de técnica para expressar sentimentos e uma forma de lidar com os conflitos. Para mim, a coisa mais importante é você se sentir acolhido, confortável e livre para falar, pensar e fazer o que quiser, sem nenhum julgamento e sem nenhuma pressão. Quero te ajudar a descobrir a sua liberdade de ser.

Conheça nosso grupo de apoio emocional

Login