Você já foi questionado, em algum momento da vida, sobre “quem é você?” 🤔. E aí, qual foi a sua resposta? Você encontrou dificuldade em definir-se ou não?
Essa pergunta, a princípio, parece bem tranquila, mas para aqueles que não param para pensar em si mesmos, é bem capiciosa 🤯.
Na real, a pergunta que gosto de fazer aos meus pacientes é : “me fale quem é você”.
Alguns demoram para responder, outros pedem que eu pergunte o que eu desejo saber, outros, ainda, não sabem responder, se dizem perdidos.
Bom, para responder a essa pergunta, o que se deve considerar é aquilo que você escolheu em sua vida, ou seja, aquilo que faz você ser quem você é, o que te torna único e especial. Como assim?
Não falo “especial” no sentido de “fazer algo extraordinário”, mas de ser quem você é, através das escolhas você atualizou em sua vida. Se você perceber, cada situação em sua vida exigirá de você uma resposta, ou seja, um comportamento, um posicionamento. Existem várias possibilidades de respostas, como, por exemplo, à pergunta sobre qual profissão você quer exercer. Dentre essas inúmeras possibilidades, você escolhe aquela que mais faz sentido. O que você escolheu, se torna realidade, se torna você!
Então, quando se pensa em alguém, logo se tem a idéia do que ela faz, qual time ela torce, qual a opinião política dela, qual a religião e assim por diante. Pois ela é as suas escolhas.
Entretanto, cada uma dessas escolhas não é o seu todo, mas sim uma unidade de sua totalidade. Explico, assim como um corpo não é só a mão, você não é apenas a sua profissão, embora também seja parte de quem você é, entende?
Quem eu sou não é o que eu falo, mas o que eu faço, aquilo que eu escolhi dentre as diversas possibilidades de cada situação concreta que aparecem em minha vida. O que define quem você é, é o que você faz! Desta forma, é preciso que haja uma consonância entre o que você fala com o que você faz, para que não seja construído uma idealização fajuta de quem você é, porém que não se sustenta na prática.
Aqui também reside a responsabilidade de escolher bem aquilo que você quer que se torne parte de você, pois uma vez escolhido dentre as possibilidades, isso ficará para sempre eternizada contra a transitoriedade da vida. Nada apaga o que você escolheu, mas isso não quer dizer que, tendo escolhido mal, isso não sirva de ensinamento para escolhas futuras 😁
Responde aí, você é feliz com quem você escolheu, ou, tem escolhido ser?